14Mar03 riscos de não registrar a sua marca

03 riscos de não registrar a sua marca

Você sabia que cerca de 92% das empresas não têm seu maior patrimônio registrado? A sua marca é a segurança de preservação e competitividade no mercado. Saiba quais os riscos de não registrá-la no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial:

  • Sua marca pode ser requerida

A Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) garante que quem registrar primeiro a marca tem o total domínio do direito de sua propriedade e o uso exclusivo em todo o Brasil. Isso quer dizer que mesmo que a sua empresa exista há muitos anos, a prioridade será para a primeira requerente. Sendo assim, você terá que retirar a sua marca do mercado.

  • Sua empresa pode ser processada

O uso indevido de marca é passível de processo. Se você não registrar a sua marca e alguém o fizer antes, a sua empresa poderá ser processada e terá de pagar uma indenização ao requerente. Os valores variam entre 3% e 5% do faturamento bruto de sua empresa nos últimos cinco anos.

  • Sua empresa poderá ter muitos prejuízos

O processo de criação de uma marca envolve branding, marketing, posicionamento, plano de negócios, entre outros. Tudo isso envolve gastos para os fundadores, certo? Você pode ter que “jogar fora” tudo o que já foi construído ao longo do tempo e se desfazer de itens como cartões de visita, banners, impressos, etc. Além disso, a imagem da empresa pode ser prejudicada, uma vez que o nome deverá ser trocado e a presença de marca será afetada.

Percebeu a importância de registrar a sua marca? Não corra riscos desnecessários e agende uma conversa conosco para esclarecer todas as suas dúvidas. www.inomap.com.br

FONTE: http://www.amagiadomundodosnegocios.com/3-riscos-de-nao-registrar-sua-marca/

Deixe o seu comentário


Voltar